domingo, 22 de setembro de 2013

DIFICULDADES DE ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES

XV FÓRUM MUNICIPAL DOS CONSELHOS ESCOLARES DE NOVA IGUAÇU
EM PARCERIA COM A DISCIPLINA DE ESTÁGIO EM GESTÃO DA UFRRJ.
Por Alcy Maihoní


Na sexta-feira (20) ocorreu no Auditório da Universidade Federal rural de Nova Iguaçu o XV Fórum Municipal dos Conselhos Escolares de Nova Iguaçu, promovido pela Subsecretaria de Gestão Pedagógica – SEMED. Com apresentações de Relatos de Experiências do Conselho Escolar da E.M. Vereador Hélcio Chambarelli e E.M. Nabor Othuki.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Os desafios e dificuldades da atuação dos Conselhos Escolares de nossa cidade são imensos que ultrapassam décadas. Onde até o presente momento não existe a meu ver soluções concretas de solução. As histórias e relatos apresentados por estas duas instituições de ensino se assemelham a de muitas outras. Os segmentos representativos: Responsáveis de alunos, funcionários e professores, por mais que se esforcem não põe fim a grande lacuna de afastamento social, pois os diálogos não se encaixam.
Temos então:
Rotatividade alta dos membros dos conselhos;
Desmotivações dos docentes e discentes;
Baixíssima mobilização dos responsáveis;
Adequação dos horários para as reuniões;
Infraestrutura da unidade escolar e de seu entorno.
Sabemos e foi até falado neste evento que a Escola tem que ter um projeto político pedagógico, atuando com metas e o Conselho Escolar deve avaliar minuciosamente, pois tem o poder de propor inclusive de mudanças desta prática pedagógica, caso não esteja a contento. Mas não é o que se dá na prática.
Eis um dos motivos do esvaziamento do segmento de pais de alunos nestes encontros.
Uma enérgica e inovadora ação deve ser implementada, o que não dá é estarmos novamente sentados ouvindo os mesmos discursões e visualizando as mesmas pequenas ações.
Alcy Maihoní – Presidente do Conselho Escolar da E.M. Profº Newton Gonçalves de Barros – Jardim Nova Era - Representante de Pais de alunos.

Um comentário:

  1. BOM DIA!

    AS DIFICULDADES DE ATUAÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES SÃO DAS DIRETORAS QUE NÃO ACEITAM A INTERVENÇÃO DOS MEMBROS DOS CONSELHOS ESCOLARES NA ESCOLA.
    SEMPRE FUI MEMBRO DO CONSELHO ESCOLAR COMO PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL DA ESCOLA. A DIRETORA JAMAIS ADMITIU DAR SATISFAÇÃO AO CONSELHO ESCOLAR.
    O QUE SE FAZIA ERAM REUNIÕES QUE JAMAIS ACONTECIAM E AO FINAL DO ANO OU INÍCIO DO OUTRO A DIRETORA JÁ VINHA COM A PRESTAÇÕES DE CONTAS JÁ PRONTA SÓ PARA NÓS ASSINARMOS.
    O CONSELHO ESCOLAR NÃO PARTICIPAVA DAS DECISÕES FINANCEIRAS, NEM PEDAGÓGICA DA ESCOLA.
    A MAIORIA DOS PAIS E MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR NEM SABEM QUE O QUE CONCELHO ESCOLAR.
    AS DIRETORAS, DIRETORAS ADJUNTAS, SECRETARIAS E OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS , NÃO ESCLARECEM A COMUNIDADE ESCOLAR A VERDADEIRA FUNÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES.

    ResponderExcluir