quarta-feira, 10 de julho de 2013

Visita a uma comunidade esquecida: Bairro Três Marias – Cabuçu/Nova Iguaçu

Ausência de ações integradas prejudica escola e o desenvolvimento dos seus 298 alunos.
VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA.
Por Alcy Maihoní

Através de algumas denúncias de mães, na segunda-feira (8), na qualidade de conselheiro de educação, acompanhado de outro conselheiro, visitamos a Escola Municipal de Três Marias, bairro de mesmo nome em Cabuçu, localizada na Rua Almirante Cochrane.

NO ENTORNO DA ESCOLA: Ao chegarmos à região, saindo da Estrada Severino Pereira e entrando na rua em questão, visualizamos muitos bolsões de Esgoto a céu aberto escorrendo no meio da rua, valas negras e lixo, muito lixo, pois não existe Saneamento Básico nesta comunidade.
Devido à péssima situação desta rua, o ônibus escolar deixam as crianças na estrada. Ano passado uma criança foi colhida por uma moto e veio a óbito. Ocorre que o caminhão de bebidas passa constantemente em frente a escola, mas o ônibus escolar não consegue passar, qual então a justificativa? Cabe a Secretaria Municipal de Obras e Serviços realizar o saneamento, drenagem, pavimentação e o tão reivindicado ASFALTAMENTO que os moradores da comunidade muito solicitam há décadas. Esta rua de terra batida, se é que podemos chamar de rua causa um grave e danoso efeito dominó na escola, como não existe sequer um simples manilhamento, a  VALA NEGRA que esta em frente ao portão da escola, faz com que diariamente as crianças tropeçam, caem, atolando seus pés na merda. Sim na merda. É caso de Saúde Pública o que vem ocorrendo nesta área, vereadores e deputados deveriam visitar o local...

INTERIOR DA ESCOLA: O fato da NOVA CEDAE ser um problema crônico em nosso município décadas a fio a pondo de odiarmos a forma de como atua em nossa cidade, reflete tristemente aqui na escola e no ensino.

COZINHA: A escola esta há DOIS MESES SEM ÁGUA, LOGO SEM MERENDA. O carro pipa segundo informações abastece os 7.000 (sete mil) litros d’água, porem a bel prazer, quando querem, talvez pelo mesmo motivo do ônibus escolar.

No lugar da merenda, são servidos aos alunos pequenos “lanchinhos”. Detalhe existe aqui o HORÁRIO INTEGRAL. Os Conselheiros do CAE-NI (Conselho de Alimentação Escolar de Nova Iguaçu) não possuem conhecimento deste sinistro, uma vez que nesta escola NUNCA pisaram e acredito que muitas escolas não há este tipo de fiscalização, uma vez que em suas reuniões ordinárias somente tendem a murmurar por mais melhorias e fiscalização que é bom deixam a desejar. Mas voltando aos fatos, os problemas não param...
Infiltrações no teto; ralo da grande pia serve de entrada de RATOS e outros bichos peçonhentos, uma vez que a canalização tem destino à vala negra. Um bom encanador resolveria este problema.

BANHEIRO: Lembram-se de que a escola possui 298 (duzentos e noventa e oito) alunos, pois é, existe nesta escola, pasmem!!!  01 (UM) vaso sanitário para meninos e 02 (dois) vasos para as meninas. Sem comentários.
SALAS DE AULA: Constatada mais infiltrações, colunas rachadas, instalações elétricas apresentam oscilações frequentes (nota: existe um eletricista para atender toda a rede municipal). A sala de Educação Infantil com 20 crianças matriculadas é uma CAIXINHA DE FÓSFORO de tão pequena, com infiltrações e umidade. Coisa desumana.
Detalhe: todas as salas não possuem janelas, em dias de chuva as crianças ficam espremidas na parede para não se molharem.



Finalizando, sou de parecer que esta escola deveria ser interditada via Defesa Civil o mais rápido possível e que seja aproveitado este período de férias escolares para que venha ser reformada em caráter prioritário pelo gestor público (prefeitura). A escola foi pintada com os recursos do PDDE (Programa Dinheiro direto na Escola), utilizada pela Diretora e o empenho das professoras é digno de nota. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário